terça-feira, 10 de julho de 2012

Agressividade? Depende da raça.


Que agressivo!
                                                                                         

Olá pessoa que está lendo isso agora tudo bom??, bem hoje vou postar uma coisa: Agressividade? depende da raça. Agora vou postar:


Por quê algumas raças são mais agressivas que outras? Por quê um cão é agressivo? Existem pit bulls dóceis? Essas são algumas perguntas que nos fazemos de vez em quando. Esse artigo vai esclarecer para você a respeito da agressividade e por quê algumas raças são mais agressivas que outras.
Nos últimos anos, os estudos sobre o comportamento dos animais se intensificaram. Com o “boom” de notícias sobre ataques de cachorros às pessoas, ataques de pit bull e outros ataques até de cães contra seus donos, foram feitas diversas pesquisas sobre a agressividade em cães.

A agressividade canina está relacionada, segundo pesquisadores, com diferentes fatores, que vão daqueles ligados ao meio ambiente até os relacionados às características biológicas dos animais (presentes na raça).

Nikolaas Tinbergen, Karl von Frisch e Konrad Lorenz são referências nos estudos sobre comportamento animal. Lorenz ressaltava, em 1963, em seu livro “Sobre a agressão”, que a agressividade nos animais tem um papel positivo para a sobrevivência da espécie, na manutenção do território, por exemplo.

A veterinária Hannelore Fuchs afirma que existem vários “tipos” de agressividade, vários fatores que podem desencadear um ato agressivo. Uma forma mais simples de listar os tipos de agressão do ponto de vista biológico, é por meio das categorias apresentadas em um livro da Associação de Conselheiros de Comportamento Animal (APBC Book of Companion Animal Behaviour):

- a agressão relacionada à posse de recursos (necessários para sobrevivência);
- agressão por medo
- agressão resultante de um causa física.

Ao mesmo tempo, Hannelore afirma que essa classificação não colabora muito para compreender casos específicos, quando um cão ataca uma pessoa.

O veterinário Mauro Lantzman afirma que a agressão deve ser compreendida sempre no contexto específico de seu acontecimento. Segundo ele, a agressividade está presente em vários comportamentos e, por isso, não deve ser entendida como um comportamento em si, mas como parte ou componente de vários comportamentos: “Existe a agressividade para proteger o território, ou os filhotes, no momento da caça, da dor, do medo. Nesse sentido, dizer que um cachorro é agressivo em termos gerais, não quer dizer absolutamente nada. É necessário entender quando ou em quais situações o cachorro é agressivo. Por isso, é necessário avaliar individualmente o caso, para poder abordar essa agressividade”, diz Lantzman. O médico acrescenta que os cuidados com o cão também podem torná-lo agressivo como, por exemplo, quando é estimulado a ser agressivo com outros cães, sofre privações, maus tratos ou quando não é adequadamente socializado e convive pouco com pessoas.

Complicado esperar que um cão que vive há 2 anos preso em um canil, recebendo comida pela grade, seja dócil, amigo e amável com seres humanos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário