- Antes de dar banho, procure escovar o cachorro, mesmo se ele tiver pelo curto;
- Use pedaços de algodão parafinado para tampar os ouvidos. Se cair água no canal auditivo é bem provável que o seu cachorro tenha otite. Portanto, tenha cuidado!
- Use água morna! A temperatura deve ser agradável, nem muito quente e nem gelada;
- Comece molhando o animal do pescoço para baixo, depois molhe a cabeça - aos poucos, por conta do ouvido -;
- Não utilize shampoos para humanos, detergentes e afins, use sempre produtos indicados para animais;
- Procure fazer massagens e conversar baixinho, isso fará com que o animal relaxe e o momento do banho seja tranquilo e prazeroso. Procure recompensá-lo por bom comportamento;
- Antes de usar o secador, enxugue o animal com uma toalha limpa e seca. O secador deve estar em uma temperatura amena e bem distante do animal! Cuidado para não queimar a pele e o pelo do seu cachorro!
- Para alguns animais, o uso do secador é estressante, se isso acontece com o seu cachorro, só dê banho em dias bem quentes e sempre o enxugue com uma toalha seca e limpa;
- Lembre-se de secar entre os dedos do animal, para evitar umidade;
- Evite usar perfumes, mesmo que esses sejam feitos especialmente para animais. Podem causar alergia, irritação e crises de espirro no animal. É bom evitar!
O bom de dar banho em seu cachorro é que nesse momento você pode verificar se o cachorro tem algum probleminha na pele, se tem pulgas ou carrapatos, se ele está machucado e etc.
Importante: não insira nenhum objeto ou cotonete no canal auditivo do animal, somente um veterinário poderá fazer qualquer tipo de limpeza no ouvido do seu cachorro.
Gostou? Comentem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário